terça-feira, 12 de outubro de 2010

Samaúma

Durante viagens pelo rio Tapajós, os técnicos da Companhia tomaram conhecimento de um área com densa floresta e uma planície, situada à margem direita do mesmo rio. Analisaram a área e negociaram com o governo brasileiro através de uma permuta de terras.

Os americanos chegaram na comunidade ribeirinha de Samaúma e, logo, improvisaram um porto para atracar os barcos com os materiais e alimentos que seriam necessários para a construção de uma nova cidade americana. Por causa disso, a comunidade passou a ser conhecida como Porto Novo.

Já existia uma pequena vila à beira do rio e ao lado foram construídas casas  para acomodar os administradores. Depois do igarapé Samaúma e antes da subida da serra, foi construído um escritório provisório e um reservatório de água, com todos os recursos necessários para tratá-la. Hoje o local é conhecido como Acampamento.

Igarapé Samaúma


Pensando em um tráfego maior de barcos e navios na região, foi construído um outro porto, na praia do Pindobal. Nele havia um trilho que acompanhava a subida e descida do rio para que pudesse facilitar o embarque e desembarque de mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo