domingo, 7 de novembro de 2010

Hospital Henry Ford

Na década de 30, durante a administração da Companhia Ford, foi construído em Belterra o hospital mais bem equipado da América do Sul. A necessidade de grande investimento na região era importante por causa da quantidade de trabalhadores nas plantações e da distância até a cidade mais próxima (Santarém). O risco de adoecer era maior para quem vivia na floresta que tinha que conviver com muitos insetos e animais peçonhentos comuns na Amazônia.

 Arquivo Pessoal

Ao lado do hospital havia o necrotério e ambos eram localizados na Vila Americana, seguindo o mesmo estilo das casas. Os médicos eram de diversos países, como França, Holanda e, também, brasileiros que atendiam pacientes de vários lugares do país, desde procedimentos simples ao mais complicados e sofisticados.

Antigo Necrotério -  Arquivo Pessoal

Infelizmente, esse patrimônio histórico foi derrotado pelo fogo. Em 2005, os belterrenses se impressionaram com o hospital em chamas e que, até hoje, não se sabe como o incêndio começou. As pessoas presentes no momento choravam e lamentavam a perda irreparável que fez parte da vida de muitos belterrenses. No local ficaram as cinzas e ferros retorcidos dos móveis que ainda estavam dentro.

 By Adriana Sousa

Atualmente funciona a Secretaria de Saúde que, talvez, tenha sido construída para fazer referência ao grande empreendimento no setor de saúde pública que existiu no local.

Construção feita na parte dos fundos - Arquivo Pessoal

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

EU QUERO AGRADECER PELA EXCELENTE REPORTAGEM, ESTOU PROCURANO INFORMAÇÕES PARA MEU TCC DE HISTÓRIA . JUSTAMENTE SOBRE ESTE HOSPITAL.

Anônimo disse...

Nasci nesse hospital no ano de 1987.tenho procurado mais imagens. Adorei a matéria!!

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo