segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Henry Ford & Amazônia

Em 1903, foi fundada a Ford Motors Company, de propriedade do estadunidense Henry Ford. Trata-se de uma produtora de automóveis, a maior da época, sediada em Dearborn, subúrbio de Detroit, estado de Michigan.

Henry Ford em seu primeiro automóvel.

Por conta desse empreendimento, o magnata Henry Ford buscou alternativas para manter a produção sem precisar adquirir matéria-prima de outros países. Nessa época, a comercialização da borracha estava em seu auge e a amazônia passou a ser vista por muitos empresários como o lugar adequado para produção do látex extraído das seringueiras. Essa movimentação proporcionou a expansão da colonização, causando transformações culturais e sociais na região.

Nos anos 20, Henry Ford criou um projeto de plantação racional de seringueiras na amazônia para que pudesse suprir as necessidades de sua produtora, contando com um investimento próprio e que pudesse ser gerenciada pela sua empresa.

Em 1928, comprou do governo brasileiro uma área no estado do Pará às margens do rio Tapajós, podendo ser usufruida a vontade. O local era chamado Boa Vista, hoje conhecido como Fordlândia. Lá, a Companhia Ford contruiu uma pequena cidade americana, com casas populares e mais sofisticadas, hospital, entre outros.
Queima de 1.000 acres em Fordlândia para limpar a terra. (1933)
 
Após a contratação dos trabalhadores que migraram de diversas partes do Brasil e de outros países vizinhos, iniciou-se o projeto com as plantações de seringueiras. Porém, depois de um certo tempo, as plantações começaram a ser afetadas por um fungo causador de doença, conhecido como "mal das folhas", e o empreendimento começou a declinar.

Anos depois, os técnicos da Companhia começaram a procurar um outro local para dar continuidade ao projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo