domingo, 2 de janeiro de 2011

Escola Henry Ford / Escola Waldemar Maués


A primeira escola registrada em Belterra, construída pelos americanos, teve suas atividades iniciadas no dia 16 de janeiro de 1939. Localizada na Estrada 1, ela possuía diretoria, secretaria, salão de eventos, banheiro, duas salas e quadra de esportes. Seu nome fazia referência ao magnata Henry Ford, responsável pelo grande empreendimento da época e dono das terras belterrenses.

 Henry Ford


No dia 28 de outubro de 1972, o Grupo Escolar Henry Ford passou a chamar-se Escola Waldemar Maués em homenagem ao diretor do Ministério da Agricultura, agrônomo, e que contribuiu com a educação em Belterra. Após essa mudança, a escola foi reformada e passou a ter oito dependências a mais, preservando o estilo americano. O ensino era a nível fundamental (antigo 1º grau) e passou a ter nível médio (antigo 2º grau) no final dos anos 90, com ensino regular e modular. Desde então, é a única escola do município com nível médio de ensino.
 
 Waldemar Benassuly Maués

Escola Waldemar Maués (antiga).

Depois de anos de funcionamento, a estrutura da escola encontra-se em estado de alerta, pois está comprometida e corre risco de desabar. Por esse motivo, foi construída na área da frente, onde era o parque, outra escola em alvenaria, seguindo os padrões atuais, e a quadra de esportes foi reconstruída.


Escola Waldemar Maués (atual)

Hoje podemos ver que na área, antes aberta, está murada e com as duas escolas: antiga e atual, de madeira e alvenaria, respectivamente.

Esquina da Estrada 1 com Vila Piquiá, em frente a Caixa D'água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo