Por muitos anos os logotipos da Ford sofreram mudanças. Dentre eles a possibilidade de tirar o famoso oval azul, no ano de 1966, com uma proposta de Paul Rand, famoso designer gráfico dos EUA, redesenhando para uma tendência moderna e elegante com linhas ornamentais. No entanto a proposta foi rejeitada e a Ford continuou usando o tradicional logotipo.
Logotipo criado por Paul Rand.
Você conhece a história do oval azul da Ford? Por Marcos César Silva
O logotipo oval azul da Ford é um dos símbolos mais conhecidos em todo o mundo, não só no mundo do automóvel, mas também entre as marcas internacionais, como a Coca Cola, Marlboro ou Shell. Mas nem sempre foi assim. O clássico emblema da Ford remonta aos primeiros anos da marca americana, quando C. Harold Willis engenheiro assistente de Henry Ford, desenvolveu uma versão estilizada das palavras "Ford Motor Company". O primeiro logotipo usado pela Ford foi criado em 1903 e trazia referência à cidade de Detroit, Michigan, o local onde a Ford nasceu. E considerando a época estava em total sintonia com o estilo e arte da época. Mas apesar de sua beleza você não vai encontrar esse símbolo em nenhum modelo da Ford, pois ele foi usado basicamente na comunicação corporativa da empresa, o famoso "papel timbrado".
Este foi o primeiro logotipo da Ford, usado em comunicações corporativas e papelada interna.
Nos anos seguintes, até 1906, a Ford experimentou outras soluções, evoluindo para um símbolo manuscrito, que muitos chegaram a pensar ser a assinatura do próprio Henry Ford, o fundador. Nesse caso, destacavam-se as letras "F" e "D" alongadas, conhecidas como script with wings. Este logotipo acabou sendo usado em todos os modelos da Ford até o final de 1910, e serviu também para registrar a marca "Ford" no sistema de patentes dos Estados Unidos, em 1909.
Lançado em 1909, este logo da Ford caracterizava-se por contar com um tipo de letra manuscrito, destacando-se os alongamentos das letras "F" e "D".
Foi este logo, que parecia manuscrito, que serviu de base para o primeiro símbolo oval da Ford, que foi exibido pela primeira vez em 1907, mas só introduzido em 1911.
A inscrição "Ford" dentro do famoso oval azul não é uma reprodução da assinatura de Henry Ford, ainda que essa tenha sido a inspiração para a escolha do tipo de fonte a ser usada.
A primeira oval, além da inscrição "Ford", era acompanhada pela frase "The Famous Motor Cars" (Os Famosos Carros a Motor), distribuída pela parte superior e inferior da oval, e que servia como uma espécie de selo de qualidade e confiabilidade dos modelos da marca sediada em Detroit. Mais tarde seria, a frase foi retirada, ficando apenas a inscrição "Ford" no interior do oval.
A primeira derivação do logo da Ford com o formato oval que ainda é usado atualmente.
Este logo acabou sendo usado em todos os veículos Ford e em todas as comunicações institucionais até ao final da década de 1920, tendo sido apenas substituído durante um curto período de tempo, por um logo de desenho diferente, um triângulo alado (inspirado nas asas de um pássaro). Era uma escolha que simbolizava "velocidade, leveza, graça e estabilidade" e trazia adicionada a inscrição "The Universal Car". Henry Ford não gostou desse símbolo e o descartou rapidamente.
Esta versão do logo da Ford, inspiradas nas asas de um pássaro, acabou não agradando Henry Ford.
Descartado o emblema do pássaro, a Ford deu um passo atrás e regressou às origens, recuperando o símbolo oval. Entre 1917 e 1927 o logo tinha letras pretas sobre o fundo cinzento. A partir de 1927 recebia a cor azul pela qual iria ficar universalmente conhecido.
O oval do logotipo da Ford destaca-se pela elegância e pela confiança que inspira no consumidor. Já o azul representa a perfeição e força, enquanto o branco representa pureza e nobreza, segundo a marca.
O Model A foi o primeiro veículo a exibir o logo oval azul da Ford no radiador, e até ao final da década de 1950, quase todos os modelos da fabricante norte-americana ostentaram esse emblema.
Ford Model A: o primeiro Ford a exibir o famoso oval azul na dianteira.
Só na década de 1970 a Ford afetou pequenas modificações ao seu logo, mudando ligeiramente a cor (sem nunca ter saído do azul) e o oval ganhou um contorno cromado Contudo, chegaram a ser testadas cores alternativas, como branco, vermelho ou preto, no início dos anos 1960.
O icônico oval azul permaneceu sem alterações significativas até 2003, ano em que o logo foi modernizado para assinalar o centésimo aniversário da Ford Motor Company, sempre sem perder o tipo de letra manuscrito que fez dele um dos símbolos mais reconhecidos em todo o planeta.
O logo atual da Ford continua preservando a forma oval e o fundo azul, mas em 2003 foi ligeiramente modernizado para realçar o centenário da marca.
Apesar do primeiro esboço ter mais de 100 anos e de ter sido exibido em quase todos os veículos fabricados pela Ford, a verdade é que existem alguns modelos da marca que nunca usaram o famoso símbolo do oval azul, e tiveram a honra de ter um símbolo próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seu comentário é importante pra nós. O que deseja acrescentar sobre o assunto?