Alberta é uma vila industrial criada por Henry Ford em 1936, dois anos após a criação da vila de Belterra. A pequena cidade que está localizada no condado de Baraga, a oito milhas do sul de L'Anse, no estado americano de Michigan, na verdade não é uma cidade, mas uma vila corporativa, pois não foram construídas lojas, nem igrejas, nem serviços de correspondências, bancos, postos de gasolina e outros serviços que possam identificá-la como cidade. A população quando necessitava de serviço médico, compras para casa, ou algum serviço básico, se deslocavam para a cidade mais próxima que atendesse a necessidade.
A Ford Motor Company tinha várias instalações na Península Superior de Michigan. Alberta fazia parte do programa "Village Industries", criado por Ford nas décadas de 20 e 30 com cerca de 30 pequenas fábricas de peças e ferramentas para usinas e barragens. Ford era fã de energia hidrelétrica que ele chamava de carvão branco. O objetivo de Ford era criar vilas industriais para suprir a necessidade de matéria-prima para sua empresa.
A madeira era um dos principais materiais da época, assim como a borracha produzida em Belterra, para os automóveis Ford. Para que todo seu projeto fosse viabilizado por sua empresa, Ford construiu uma serraria em Alberta, doze casas para funcionários e duas escolas. E para abastecer o lugar com água, ele represou um rio para criar um pequeno lago.
A serraria iniciou suas operações em 1º de setembro de 1936, com plena capacidade, e mais simples em relação a outras existentes em Michigan. A fábrica produzia 14.000 pés quadrados por dia de madeira dura e 20.000 pés quadrados por dia de madeira macia que era usada na fabricação de automóveis Ford. As primeiras madeiras produzidas foram usadas na construção das casas e escolas.
O nome do lugar foi em homenagem a Alberta Johnson, filha de Fred Johnson que foi engenheiro-chefe da Ford Motor Company em toda a Península Superior de Michigan. Johnson, ao lado de Kingsford, administrou os 1.700 acres de terras florestais da Ford.
Após a Segunda Guerra Mundial a empresa tinha pouca necessidade de produção da serraria de Alberta, e em 1947 o seu patrono Henry Ford faleceu, ocasiando poucas expectativas para a continuação do projeto.
Em 30 de junho de 1954, a Ford Motor Company decidiu encerrar as atividades na cidade de Alberta, e cinco meses depois foi doada à Escola de Recursos Florestais e Ciências Ambientais (Universidade Tecnológica de Michigan), com toda a estrutura da serraria, casas e prédios comunitários.
Atualmente é usada como Ford Forestry Center e Research Forest, como centro educacional para várias universidades dos Estados Unidos. A cidade abriga uma estação de pesquisa experimental, laboratório educacional, centro de aprendizagem da escola de Silvicultura e produtos de madeira.
Texto e pesquisa: Míriam Lane Sousa
Fontes de Pesquisa:
História Automotiva (hagerty)
Comunidades de Henry Ford (upmatters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seu comentário é importante pra nós. O que deseja acrescentar sobre o assunto?