domingo, 20 de agosto de 2023

Hospital "Henry Ford" de Belterra - 18 anos do incêndio

    O Hospital "Henry Ford" (nome dado em homenagem ao fundador de Belterra), erguido em madeira pela Companhia Ford Industrial do Brasil, foi um dos mais bem equipados da América Latina. O Hospital estava desativado há muitos anos quando foi dizimado pelo fogo.

    Era um sábado, às 11h50min do dia 20 de Agosto de 2005 quando populares perceberam o incêndio que estava numa proporção gigantesca no saudoso hospital. Em meio ao choro e muitas lembranças de todos que estavam presentes ou não ficou o questionamento: criminoso ou não? A conclusão não tivemos.

    As labaredas eram grandes e o calor não permitia que pudessem amenizar o desastre. O prédio estava desativado e com a rede elétrica totalmente desligada, sem oferecer risco de curto-circuito.

    No final de tudo, quando o fogo cessou, só restaram as cinzas, móveis retorcidos e as histórias de quem prestou serviço e quem recebeu atendimento.




    Em 2022 foi construído (no mesmo local) o Museu de Ciências da Amazônia - MUCA que possui coleção natural de espécies coletados pelo Instituto Butantan e apoiado pela Ama Brasil na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo