domingo, 5 de junho de 2011

Rede ItsNoon premia criações belterrrenses


A ItsNoon é uma rede de aprendizagem, criação e trocas existente no Brasil, Holanda e África do Sul. A principal proposta é incentivar a reflexão sobre temas importantes através de imagens, músicas e vídeos.

A palavra “Noon” significa “meio dia”, momento em que o sol clareia tudo e todos, e ninguém faz sombra pra ninguém. Dessa forma, os criadores são valorizados expressando seu pensamento sobre assuntos que fazem parte do cotidiano utilizando os recursos que possuem e podem ser remunerados por isso. Essa ideia é chamada de Sevirologia onde todos podem criar da forma que sabem fazer, aprender e interagir com amigos e sevirólogos de vários lugares do mundo.

A ItsNoon propõe chamadas criativas sobre temas diferentes, com início e término determinados. No mês de maio as belterrenses Mônica de Almeida (Mônica Belterra) e Míriam Lane (Míriam Amazônia) foram premiadas pelas imagens e textos criados nas chamadas “Como o seu celular pode te ajudar a transformar a sua comunidade?” e “Como despertar o brilho das pessoas que não conseguem brilhar?”, respectivamente:

Belterra no meu celular. (Mônica)
Belterra é uma cidade histórica do Oeste do Pará. Ela surgiu em meados de 1934 para ser uma grande produtora de borracha natural para os Estados Unidos. Hoje, a cidade preserva os prédios e monumentos herdados da Companhia Ford, no entanto, o celular seria de grande importância para o registro do patrimônio ainda existente em Belterra.

A borboleta azul no jardim da vida. (Míriam)
É maravilhoso ter o privilégio de contemplar essa linda cena. Uma borboleta azul pousar nas flores de nosso jardim é normal, mas muitas pessoas nunca nem viram uma borboleta nessa cor. A liberdade que ela tem de voar pra onde quiser é a mesma liberdade que todos almejam. Entretanto, para o nascimento de uma borboleta é necessário que permitam que as lagartas continuem vivas. Há quem não goste e as matam impedindo que uma bela borboleta evolua. Assim como elas, muitas pessoas são impedidas de brilharem, de assumirem sua própria personalidade ou de seguirem a profissão que gostam. A borboleta no jardim retrata nossa realidade: o desejo pela liberdade, o respeito pela cor, o direito de ter um lugar e o direito de viver. Quer ser uma borboleta? Então, não desista da vida e brilhe no mundo!

* Jornal A Corrente - Edição 04 de Junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitantes pelo mundo