domingo, 29 de junho de 2025

Gincana Cultural de Belterra 2025

Em 2025, a Gincana Cultural de Belterra completará 29 anos de criação.

Por esse motivo, a Prefeitura de Belterra, por meio da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Cultura e Turismo (SEMICULT), atualizou a contagem de eventos para a mesma numeração, acrescentando os anos referente ao período em que o evento não foi realizado.

Sendo assim, a contagem desse ano será atualizada para 29ª Gincana Cultural de Belterra, e será realizada nos dias 25 e 26 de julho de 2025, na Quadra de Eventos da Praça Brasil.

ASCOM/PMB


CONHEÇA A HISTÓRIA DA GINCANA CULTURAL DE BELTERRA

Última atualização Abril/2025

 A cidade de Belterra, oeste do estado do Pará, foi fundada pelo magnata norte-americano Henry Ford, e tem um grande potencial turístico que abrange sua história. A bela terra sempre foi um lugar de gente alegre e hospitaleira, que celebra as datas comemorativas e sua cultura com muito entusiasmo.
  Nos anos 90, um grupo de amigos organizou a primeira competição para a juventude da vila, e essa brincadeira de férias virou um evento oficial da cidade. Esse evento foi inspirado na gincana de férias de Santarém que acontecia na época. Em Belterra, as tarefas sempre foram voltadas para a história, costumes e cultura local.
    Durante os primeiros anos de competição as tarefas relâmpagos eram as mais aguardadas, pois agitavam o evento e promoviam momentos de união e superação entre os participantes para conseguir cumprir tudo com excelência.
    A gincana cultural foi criada no primeiro ano de existência do "Palácio das Seringueiras", título dado pelo primeiro prefeito de Belterra, Oti Santos, ao prédio da Prefeitura.


COMO SURGIU

    A primeira competição de férias foi idealizada pela comunicadora belterrense Lígia Mônica Wanghon e pelo santareno André Cavalcante (equipe Os Simpsons/Santarém), e tinha o objetivo de atrair a juventude que estava de férias das atividades escolares, e também os visitantes para um momento de diversão.
   O evento aconteceu em 1995 na sede social do União Esporte Clube com as equipes UNIBEL (Torcida do União Esporte Clube) e BELT (Torcida do Atlético Belterra Clube). Com a aceitação do público, os grupos passaram a se reunir para discutir uma programação mais elaborada, buscando a criação de equipes fixas e com características próprias de gincana, com cores e mascotes definidos.
    Em janeiro de 1996, os grupos oficializaram a criação dos nomes, definidos meses antes, e a gincana aconteceu no mês de Fevereiro com as três equipes participantes: Hutererê, Ekipiraça e Os Piratas.


Troféu da Equipe Huterêrê - Campeã da I Gincana de Férias

 HUTERERÊ  Alegria! Com um coringa como símbolo da diversão, distração e vitória, e nas cores verde e branca.


    No dia 03 de janeiro de 1996 surge a equipe "Huterêrê" sob a liderança de Giovana Paz Coelho, Emanuel Jorge Silva, Maria José da Silva Pereira, Raimundo dos Santos Pereira, João do Nascimento Rocha, Nelma Sousa, dentre outros, escolhendo VERDE e BRANCO como cores oficiais, com o Coringa como símbolo da equipe, e tendo como participantes e simpatizantes os moradores das vilas Mensalista, Chagas, Timbó e Viveiros.
    A equipe encerrou sua participação na gincana em 2002, e seus brincantes passaram a integrar as equipes Raça e Os Piratas.  

  

 EKIPIRAÇA  Representando a força e a união de um povo, tendo como mascote um halterofilista, e nas cores azul e branca.


    No dia 05 de janeiro de 1996 surge a “EKIPIRAÇA” sob a liderança de Josefa Borges, Maria Madalena Farias, Maria de Lira Pedroso, Ronilson Torres, Lizandra Borges, Sérgio Corrêa, Rocilda Caetano, dentre outros como Ruth Bispo, Margarida Oliveira, Cleonice Mota, Cristiana Serrão, e com as cores AZUL e BRANCO e um atleta halterofilista como símbolo. Entretanto, o mascote da equipe está sendo redefinido e será apresentado em breve.
    Em 2005 o nome “EKIPIRAÇA” (criação de Lizandra e Ronilson) foi alterado para “EQUIPE RAÇA” e passou a ser denominada Associação Belterrense Cultural, Esportiva e Educativa Raça (ASBELCEER) com sede própria localizada na rua Felisberto Camargo nº 314, no centro de Belterra, e registrada no dia 24/03/2006 com CNPJ nº 07.911.557/0001-23.


 OS PIRATAS  Grupo livre, fora de regras, aventureiro e ousado com o símbolo de uma caveira (perigo constante para a concorrência), e nas cores preta, vermelha e branca.


    No dia 08 de janeiro de 1996 surge a equipe "Os Piratas" sob a liderança de Dermey Santana, Ulisses Medeiros, Ricardo Alves, Richardson Santos, Laudenilson Sousa, dentre outros, com as cores PRETO, BRANCO e VERMELHO e uma caveira como seu símbolo. Após a criação das equipes Huterêrê e Raça, consideradas equipes da elite belterrense, os não convidados por esses grupos decidiram criar "Os Piratas" para confrontar com as duas equipes.
    No dia 25/11/2002 a equipe foi denominada Associação Cultural, Educativa e Desportiva dos Piratas (ACEDESPI), com sede própria localizada na Rua Santo Antonio S/Nº, no centro de Belterra, e registrada no dia 05/01/2003 com CNPJ Nº 05.486.449/0001-25.


SOBRE O EVENTO

    A Gincana Cultural de Belterra-Pará, é regida pela Lei Municipal Nº 101/03 de 01 de outubro de 2003 assinada pelo então Prefeito Oti Santos e seu Secretário de Administração Joel Cordeiro, e reconhece como Evento Oficial do calendário da cidade a partir desta data.
    Devido a questões orçamentárias da Prefeitura de Belterra, no ano 2000 não aconteceu a gincana, retornando no ano seguinte. Em 2004, houve outra paralisação, por conta da desistência da equipe Raça, sendo apenas apresentada uma noite cultural promovida pela equipe Os Piratas. No ano seguinte a disputa continuou e parou em 2012, retornando em 2013 e paralisando em 2014 por tempo indeterminado. Somente no ano 2009 a equipe Os Piratas não participou, sendo substituída pela "Equipe Relâmpago". 


 RELÂMPAGO - Sob liderança do diretor de arte Ieié de Oliveira a equipe das cores amarelo e preto foi criada para competir no ano de 2009 devido a ausência da equipe Os Piratas, mas com integrantes recrutados desse mesmo grupo.  Seu símbolo era um "raio", representando força e energia referenciando a descarga elétrica na atmosfera que vem seguida de trovão e relâmpago.

Equipe Relâmpago 2009 (Arquivo do blog)

    Em 2017 surgiu a possibilidade de retorno, mas sua realização teve que ser cancelada novamente por causa dos recursos financeiros insuficientes. E assim continuou até 2022, quando a pandemia, decretada em 20 de março de 2020, foi dada como estabilizada. 


     No dia 21 de Outubro de 2022 foi assinado um Termo de Compromisso para resgatar a Gincana Cultural de Belterra-PA dando continuidade ao evento anual da cidade. Esse acordo foi assinado pelo Promotor de Justiça de Santarém Túlio Novaes, pela Secretária de Educação Dimaima Moura, pelo Coordenador de Cultura Leandro Fonseca, pelo presidente da Câmara Municipal de Belterra Jonas Palheta, e pelos representantes das equipes participantes Adeoclécio Matos (Os Piratas) e Mizael Santos (Equipe Raça).


    Nessa ocasião foi anunciada a Gincana Cultural Esportiva, sendo realizada no dia 15 de novembro do mesmo ano para dar início aos trabalhos de retorno da tradicional gincana no próximo ano. A competição entre as equipes teve diversas modalidades: vôlei feminino, revezamento 4x400, cabo de guerra, ciclismo e futebol. Dessa forma estava concretizada a volta das equipes para promover o maior evento da cidade de Belterra.

Medalha do Amistoso (Foto de Madu Melo - Facebook)


    Em 2023, o vereador Jonas Palheta encaminhou ao Gabinete do Prefeito uma solicitação para sancionar o Projeto de Lei, de sua autoria, que decreta de utilidade pública municipal nos termos da Lei Municipal nº 287, de 03 de junho 2019, a ACEDESPI (Associação Cultura Educativa e Desportiva os Piratas) e a ASBELCEER (Associação Belterrense Cultural Esportiva e Educativa Raça) como instituições de direito privado sem fins lucrativos, com a missão de "desenvolver, apoiar e estimular atividades sociais, educativas, cultural, recreativa esportivas e exercer qualquer atividade que contribua para o desenvolvimento artístico, histórico e para a preservação ambiental", sendo assim aprovada, pelo Prefeito Ulisses Medeiros, nos termos da Lei Nº 438 do dia 17 de abril de 2023. No mês de maio, o vereador requerente fez a entrega do Título de Utilidade Pública aos representantes legais das equipes Raça e Os Piratas como reconhecimento dos trabalhos realizados na sociedade belterrense.

Vereador Jonas Palheta (ao centro), Telma Galvão (Os Piratas) e Mizael Santos (Raça)
ASCOM/Prefeitura de Belterra

    Nesse mesmo ano, a Gincana Cultural retornou nos dias 15 e 16 de julho com muita expectativa de seus organizadores e das equipes participantes. O evento tradicional parou por nove anos consecutivos e gerou ansiedade nos simpatizantes locais e de outras cidades. Com o tema “Belterra a cidade americana no coração da Amazônia”, o objetivo principal é incentivar o resgaste histórico-cultural assim como priorizar os talentos artísticos da população belterrense.

ASCOM/Prefeitura de Belterra

    Em 2024, a XIX Gincana foi realizada nos dias 26 e 27 de julho, mas a programação iniciou durante o aniversário de 90 Anos de Belterra, no dia 04 de maio. Durante o evento foi divulgado o tema oficial “Belterra: 90 Anos de História” e apresentada a primeira tarefa sobre doação de sangue "Doe sangue, Salve vidas". Em parceria com o HEMOPA, a tarefa teve como objetivo incentivar a doação e divulgar esse ato de amor e solidariedade com o próximo. 

As tarefas da Gincana Cultural 2024 foram entregues no dia 19/07/2024.

As equipes Raça e Os Piratas competiram na Quadra de Eventos da Praça Brasil, e a vitória foi da equipe azul.

EQUIPE RAÇA CAMPEÃ 2024



         Participe da 29ª GINCANA CULTURAL DE BELTERRA!        

25 e 26 de Julho de 2025 na Quadra de Eventos da Praça Brasil

Tema "Belterra Sustentável: Mantendo Viva as Tradições" 

ASCOM/PMB



LINHA DO TEMPO DA GINCANA CULTURAL DE BELTERRA  

1995     Gincana de Férias – BELT X UNIBEL

1996  I Gincana de Férias – Huterêrê campeã, Ekipiraça 2º e Os Piratas 3º

1997  II Gincana Cultural – Ekipiraça campeã, Huterêrê 2º e Os Piratas 3º

1998  III Gincana Cultural – Huterêrê/Os Piratas campeãs, Ekipiraça 

1999  IV Gincana Cultural – Huterêrê campeã, Os Piratas 2º, Ekipiraça 

2000  Não houve

2001  V Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Ekipiraça 2º, Huterêrê 3º

2002  VI Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Ekipiraça 2º, Huterêrê 3º

2003  VII Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Ekipiraça 2º

2004  Não houve

2005  VIII Gincana Cultural – Raça campeã, Os Piratas 2º

2006  IX Gincana Cultural – Raça campeã, Os Piratas 2º

2007  X Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Raça 2º

2008  XI Gincana Cultural – Raça campeã, Os Piratas 2º

2009  XII Gincana Cultural – Raça campeã, Equipe Relâmpago 2º

2010  XIII Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Raça 2º

2011  XIV Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Raça 2º

2012  Não houve

2013  XV Gincana Cultural – Os Piratas campeã, Raça 2º

2014  XVI Gincana Cultural – Raça campeã, Os Piratas 2º

2015  Não houve

2016  Não houve

2017  Não houve

2018  Não houve

2019  Não houve

2020  Não houve – Pandemia decretada

2021  Não houve – Pandemia decretada

2022  XVII Gincana Cultural Esportiva – Amistoso com Os Piratas e Raça

2023  XVIII Gincana Cultural –  Os Piratas campeã, Raça 2º
          
Tema: Cidade americana no coração da Amazônia

2024  XIX Gincana Cultural de Belterra - Raça campeã, Os piratas 
          
Tema: Belterra 90 anos de história

2025  XXIX Gincana Cultural de Belterra 

          Tema: Belterra Sustentável: Mantendo viva as tradições


tOS PIRATAS - 09 títulos t 

1998 - 2001 - 2002 - 2003 - 2007 - 2010 - 2011 - 2013 - 2023

    
tRAÇA - 07 títulos t   

1997 -  2005 - 2006 - 2008 - 2009 - 2014 - 2024


tHUTERÊRÊ - 03 títulos t 

1996 - 1998 - 1999


t RELÂMPAGO - sem título t


t NÃO HOUVE  

2000 - 2004 - 2012 - 2015 - 2016 - 2017 - 2018 - 2019 - 2020 - 2021


2022 (amistoso)tPiratas x Raçat 



Histórico elaborado por: Míriam Lane Sousa – Belterra/Pará

Fontes de Pesquisa:

  • Site da Prefeitura de Belterra;
  • Livro "Belterra, a sua história", de Oti Santos;
  • Relatório de Títulos da ACEDESPI;
  • Integrantes da ASBELCEER
  • Conversa informal com integrantes das três equipes.
  • Arquivos do Blog

quinta-feira, 17 de abril de 2025

Principais Eventos de Belterra

Atualizado em Abril/2025

 

JANEIRO

Confraternização Universal - Ano Novo

FEVEREIRO

Campeonato de Futebol Feminino Society da BR-163

MARÇO

Belterra Folia

ABRIL

Festival Cultura em Festa

Gincana Cultural Aldeia Marituba (Flona)

Festival Maria de Nazaré

MAIO

Corrida do Trabalhador

Aniversário de Belterra

Feira de Artesanato

Festival do Cupuaçu

JUNHO

Festividades de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro de Belterra

Maratona de Santo Antônio

Programações de Festas Juninas

JULHO

Gincana Cultural de Belterra - Praça Brasil

Festival do Milho

AGOSTO

Festival Folclórico de Belterra

Festival da Mandioca - Bairro São José

Feira do Produtor - EXPOFEIBEL

SETEMBRO

Semana da Pátria - Independência do Brasil

Festival do Tucunaré - Comunidade do Pini

OUTUBRO

Festival das Iaras de Aramanaí - FESTIARA

NOVEMBRO

Festival do Açaí - Comunidade Piquiatuba

Festival da Mandioca - Comunidade São Jorge

DEZEMBRO

Aniversário de Emancipação do Município

Natal - Programações Natalinas

Campeonato Belterrense de Futebol


Obs.: As informações podem sofrer alterações a qualquer momento.

             CONHEÇA A CIDADE DE BELTERRA!            

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Mistério no Hospital Henry Ford de Belterra



Relato enviado por um estudante que visitou o Hospital Henry Ford abandonado.

O ano era 2005.

Na época, eu estudava em Santarém e participei de uma excursão escolar para Belterra. Visitamos vários pontos da cidade e, entre eles, o antigo hospital. O lugar já estava abandonado e era bastante assustador. Como é de se esperar de adolescentes, entramos, mexemos em tudo, bagunçamos... As professoras acompanharam até a entrada, mas ficaram do lado de fora, nos carros.

Quando todos saímos, uma das professoras comentou algo que deixou todo mundo arrepiado: ela disse que ainda havia um aluno lá dentro. Ela viu alguém observando da janela, mas não havia mais ninguém no hospital.

Seguimos o passeio pela cidade, tiramos fotos e voltamos pra casa. Nos dias seguintes, alguns colegas começaram a relatar sonhos estranhos, sempre com uma senhora pedindo de volta uma tesoura e que colocassem a cadeira de rodas de volta no lugar certo. A princípio, ninguém deu muita importância... até que um dos alunos teve uma espécie de ataque durante a aula. Estava em transe, assustado, e repetia coisas que ninguém entendia.

A professora então comentou, meio do nada: “eu quero a tesoura”. Ninguém sabia disso, mas um dos alunos realmente havia levado uma tesoura do hospital como suvenir. Foi um choque geral.

Depois disso, nos pediram para apagar as fotos e esquecer o assunto. A tesoura foi devolvida – um padre levou e rezou uma missa no hospital, ou algo assim. Pouco tempo depois, o hospital pegou fogo.

Paul Ricard, via e-mail do blog.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

Igreja São José - Estrada 8

Antiga capela em louvor à São José

A capela em louvor a São José foi a primeira construção católica dentro das Plantações Ford, em Belterra. Ela foi erguida no coração da Estrada 8, em 1939.

Antiga Capela

A construção da capela foi iniciada após autorização da Companhia Ford. Sua estrutura era toda em madeira e seguindo os mesmos padrões da arquitetura americana. Os ritos religiosos que antes eram realizados clandestinamente passaram a ser celebrados por padres franciscanos alemães.

Antiga capela - Estrada 8

Em 25 de Junho de 1953, quando chegaram os frades norte-americanos em Santarém, aconteceram mudanças dos líderes religiosos. No mês seguinte, os Freis Junípero Freitag e Tadeu Prost visitaram a vila e as capelas já existentes. Em 21 de agosto do mesmo ano, o Frei Severino Nelles foi nomeado como primeiro Vigário de Belterra, pelo Monsenhor Anselmo Pietrulla, durante celebração na capela São José.

Alunos da Escola Edsel Ford entrando na capela.

Ao lado da capela também foi construído o Grupo Escolar Edsel Ford, com arquitetura também em madeira e nos padrões americanos. Os alunos participavam das celebrações na capela.

Em 05 de janeiro de 1973 foi celebrada por Frei Fabiano Merz uma missa solene dedicada à nova capela, construída em blocos de concreto e com pouca semelhança em relação a primeira construção.

Foto Cecília Lucchese (2009)

Foto Cecília Lucchese (2009)

O dia 19 de março, dia de São José, é comemorado com as festividades noturnas, com celebrações e arraial durante os dias de festa, e finaliza com o tradicional bingão.
Igreja São José - Estrada 8
Google 2024

Igreja São José - Estrada 8

Fontes de Pesquisa:

Relatos de Oti Santos

Blog Padre Sidney Canto

Arquivo Pessoal

terça-feira, 1 de abril de 2025

Hino de Fordlândia



Instrumental (Vídeo de Vicente Malheiros)

Letra: Renato Sussuarana 

(Santarém-PA, 10 de fevereiro de 2016)

Música: Vicente José Malheiros da Fonseca

(Belém-PA, 10 de fevereiro de 2016)


I

De florestas e campinas verdejantes,

De um povo heroico, forte e varonil,

De colinas orvalhadas e brilhantes,

Bela princesa do norte do Brasil.


De Henry Ford vem teu belo nome,

Amada e singela terra hospitaleira.

Herança da cultura americana

Plantada em plagas brasileiras.

Teus antigos e bonitos casarões,

Marco histórico duma época de glória,

Enchem de orgulho os corações

Daqueles que escrevem tua história.


Refrão

Fordlândia, terra querida,

Fordlândia dos filhos teus.

Fordlândia és nossa vida,

És uma dádiva de Deus.

Fordlândia és nossa vida,

És uma dádiva de Deus.


II

De florestas e campinas verdejantes,

De um povo heroico, forte e varonil,

De colinas orvalhadas e brilhantes,

Bela princesa do norte do Brasil.


Dos exuberantes e saudosos seringais

Ainda existem muitas boas lembranças

Nas tuas seringueiras que estão aqui,

Relembrando os bons tempos de bonança.

No teu majestoso Tapajós, azul anil,

O sol brilhante reflete a luz dos céus

Trazendo, ó pedacinho do Brasil,

A união dos teus filhos com Deus.


Refrão

Fordlândia, terra querida,

Fordlândia dos filhos teus.

Fordlândia és nossa vida,

És uma dádiva de Deus.

Fordlândia és nossa vida,

És uma dádiva de Deus.


_______________


Canto, Orquestra, Percussão e Piano.

Orquestra: Flautim, Clarinete, Sax-Alto, Sax-Tenor, 2 Trompetes, 3 Trompas, Eufônio, Trombone e Tuba. Percussão: Pratos, Caixa e Bombo. Piano.

segunda-feira, 31 de março de 2025

Bombeiros em Belterra

Viatura de incêndio dos anos 30 (Foto Dreamstime)

As Plantações Ford surgiram a partir do sonho de Henry Ford de produzir látex em grande escala para que a Ford Motor Company tivesse autonomia na produção de borracha para seus automóveis. O objetivo de Ford era ter a maior produtora de borracha natural do mundo, mas o projeto fracassou com a descoberta da borracha sintética na Malásia.

Viatura dos Bombeiros em Belterra. (Foto: Museu Henry Ford)

O industrial, conhecedor dos perigos que poderiam ocorrer nas plantações ou nos prédios administrativos, implantou um padrão americano de combate a incêndios. Os principais itens de segurança encontrados ainda hoje são os hidrantes e a majestosa torre de água.

Os hidrantes são equipamentos de segurança de rua que são instalados em locais estratégicos para auxiliar os bombeiros, facilitando o acesso rápido e manuseio da mangueira de água. Em 1930, foram instalados em Fordlândia os primeiros hidrantes, com modelos diferentes.

Hidrante em Fordlândia.

Em Belterra o padrão dos dez hidrantes é o mesmo, com pequenas diferenças em relação ao tamanho.

Hidrante em Belterra.

A Caixa D'água era acionada pelos fiscais que ficavam no alto observando. De acordo com relatos antigo, quando havia ocorrência de incêndios em alguma quadra das plantações o fiscal era responsável por avisar com a sirene o ponto exato. Se era avistado na "quadra 2" a sirene era acionada duas vezes, sinal aguardado pelos bombeiros.

Caixa D'água em Belterra.

Caixa D'água em Fordlândia.

A proteção contra incêndio também contava com um carro próprio do serviço de bombeiros, devidamente equipado, na cor vermelha, e seu modelo era inovador para a época. Como mostra na foto abaixo:

Viatura dos Bombeiros em Fordlândia (Foto: Marcos Colón, Wisconsin, USA.)

Fontes de Pesquisa:
Acervo do Blog
Museu Henry Ford
Blog Pe. Sidnei Canto

Visitantes pelo mundo