sexta-feira, 25 de março de 2011

Projeto Vivo EnCena promove oficinas teatrais no Pará.

O Programa Cultural Vivo EnCena, coordenado pelo curador teatral Expedito Araújo, tem por objetivo criar grupos teatrais em diversos lugares do Brasil. No oeste paraense, o projeto iniciou em novembro de 2010 e continuou em fevereiro e março de 2011 com participação de jovens das comunidades de Suruacá, Capixauã e Belterra.
Todos os encontros promovidos pela Vivo, em parceria com o Projeto Saúde e Alegria, aconteceram em Suruacá/PA, comunidade ribeirinha da cidade de Santarém. O primeiro módulo do “Vivo EnCena Teatro e Animação” teve como oficineiros a atriz e orientadora em artes cênicas Daniela Biancardi e o arte-educador Hely Costa. As oficinas aconteceram durante uma semana e os participantes aprenderam a editar vídeos e fotos feitos em celulares e tiveram iniciação teatral,  finalizando com a apresentação dos trabalhos audiovisuais e de uma peça criada durante o encontro.
O segundo módulo aconteceu no mês de fevereiro de 2011 e teve como oficineiro o orientador cênico Roger Muniz que estimulou a aprendizagem teatral a partir da peça “Aquele que diz sim, Aquele que diz não”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Os jogos teatrais, propostos durante a oficina e durante os ensaios acompanhados pela arte-educadora de Alter do Chão Juliana Balsalobre, contribuiram com o desenvolvimento cênico dos jovens e os auxiliaram na apresentação feita para a comunidade local ocorrida no mês de março.
O projeto se estenderá até o mês de julho com encontros quinzenais em cada localidade para incentivar a criação de grupos teatrais. Em setembro o programa Vivo EnCena reunirá os grupos de Suruacá, Capixauã e Belterra com grupos da Bahia, na capital Salvador, em parceria com o Projeto CRIA, promovendo interação com participantes de regiões e realidades diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é importante pra nós. O que deseja acrescentar sobre o assunto?

Visitantes pelo mundo