No início da década de 40, a Companhia Ford cedeu ao Frei Tiago Ryan terrenos para construção da igreja matriz, casa paroquial e casa dos padres.
Inicialmente, os religiosos foram acolhidos na casa construída no canto de entrada da Vila Timbó, toda em madeira e seguindo o mesmo padrão americano das outras residências. A estrutura continua a mesma, porém, foi ampliada na parte dos fundos.
Creche Municipal Frei Osmundo
Um tempo depois, foi construída também em madeira uma residência fixa, localizada entre a igreja matriz e a paroquial, e hoje está construída em alvenaria.
Antiga construção em madeira
Casa atual
A primeira casa em que os padres aestavam passou a ser da Congressão das Irmãs do Preciosíssimo Sangue sendo utilizada té o ano de 1979 quando a madre superiora decidiu pelo fechamento do convento em Belterra.
Depois que o Hospital Henry Ford foi desativado, o posto de saúde foi transferido para essa mesma casa. Atualmente, funciona a Creche, homenageando Frei Osmundo Menges (in memorian), que também foi vigário em Belterra.
Um comentário:
Já morei em Belterra, e uma das coisas que mais sinto saudade, é do amanhecer, morei na vila operário, e eram muito bom acordar... sentar no banquinho em frente a casa e ver as flores surgindo na calmaria da rua sem asfalto.
Postar um comentário
Olá! Seu comentário é importante pra nós. O que deseja acrescentar sobre o assunto?