O industrial, conhecedor dos perigos que poderiam ocorrer nas plantações ou nos prédios administrativos, implantou um padrão americano de combate a incêndios. Os principais itens de segurança encontrados ainda hoje são os hidrantes e a majestosa torre de água.
Os hidrantes são equipamentos de segurança de rua que são instalados em locais estratégicos para auxiliar os bombeiros, facilitando o acesso rápido e manuseio da mangueira de água. Em 1930, foram instalados em Fordlândia os primeiros hidrantes, com modelos diferentes.
Em Belterra o padrão dos dez hidrantes é o mesmo, com pequenas diferenças em relação ao tamanho.
A Caixa D'água era acionada pelos fiscais que ficavam no alto observando. De acordo com relatos antigo, quando havia ocorrência de incêndios em alguma quadra das plantações o fiscal era responsável por avisar com a sirene o ponto exato. Se era avistado na "quadra 2" a sirene era acionada duas vezes, sinal aguardado pelos bombeiros.
A proteção contra incêndio também contava com um carro próprio do serviço de bombeiros, devidamente equipado, na cor vermelha, e seu modelo era inovador para a época. Como mostra na foto abaixo: