O agrônomo Charlles Townsend da Companhia Ford Industrial do Brasil, responsável pelas plantações de Fordlândia e Belterra, foi um dos interessados na cerâmica tapajoara durante as escavações em Santarém, cidade vizinha de Belterra. Nessa época foram encontrados diversos tipos de vasos e acessórios usados pelos índios tupaiús, e Mr. Townsend era colecionador de cachimbos e machados de pedra.
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Você Sabia? Charlles Townsend
Marcadores:
Amazônia,
Belterra,
Cultura,
História,
Você sabia?
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Rádio Serrabel
Antigamente todos ouviam a famosa "City Song" enquanto andavam pelas ruas do comércio. A música sempre fez parte do lazer em Belterra, desde as marchinhas carnavalescas até os bregas de Waldick Soriano que, inclusive, fez show na sede do ABC.
Na tentativa de levar informações e músicas populares e religiosas até os lares belterrenses, um grupo de moradores criou a Rádio Comunitária Serrabel FM (87,9), que a princípio funcionava num anexo ao lado da antiga COBAL mudando, posteriormente, para os fundos da Creche Municipal.
Nesses anos de funcionamento, as dificuldades enfrentadas pelos sócio-fundadores e locutores foram muitas, mas sempre com entusiasmo e dedicação para continuar nesse projeto. Hoje vemos que a Rádio superou todos os obstáculos e cresce a cada dia. A construção da nova sede está em fase de acabamento, localizada na vila Timbó. Essa conquista é de todas as pessoas que contribuem com a rádio, direta ou indiretamente, e que torcem pelo crescimento de Belterra nos mais diversos setores da sociedade.
Outra conquista da Rádio Serrabel que está sendo muito comentada é a transmissão da programação via internet através do site http://www.serrabelfm.tk/
"Rádio Serrabel a primeira no seu coração."
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Trapiche do Pindobal
Durante a administração da Companhia Ford em Belterra houve a necessidade de constuir um outro porto para facilitar o escoamento da produção de látex. O local escolhido foi a praia de Pindobal.
O porto flutuante foi construído sobre as águas do rio Tapajós e possuía dois trilhos, para facilitar a movimentação das mercadorias e ficar paralelo a superfície da água, suportando os carregamentos durante todas as estações do ano. Quando o nível do rio aumentava, por causa das chuvas, o porto era empurrado para o trilho inclinado em direção ao armazém.
Marcadores:
Amazônia,
Atrativos Naturais,
Belterra,
Companhia Ford,
História,
Látex
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
A Corrente de Notícias
O mais novo jornal impresso de Belterra chama-se "A Corrente" e faz referência ao primeiro jornal que circulava antes da vila ser elevada a categoria de cidade. A primeira edição foi publicada na década de 70 e perdurou por um ano até ser tirado de circulação pela Base Física de Belterra. No ano de 2002 voltou, mas, novamente, não findou.
No entanto, a perseverança é característica dos brasileiros, mais precisamente dos belterrenses que almejam divulgar país a fora o que acontece na cidade e região. Por isso, resgataram o jornal com o compromisso de torná-lo permanente. Os responsáveis pela nova edição do "A Corrente" são cidadãos reconhecidos na sociedade em vista de trabalhos desenvolvidos no meio ambiental, cultural, educacional e social, tanto em Belterra quanto em cidades de vários estados do Brasil. Resumindo, são profissionais experientes que se uniram em prol do desenvolvimento jornalístico local.
O jornal é quinzenal e possui o slogan "Criado na Verdade, Isenção e Liberdade de Expressão".
domingo, 7 de novembro de 2010
Hospital Henry Ford
Na década de 30, durante a administração da Companhia Ford, foi construído em Belterra o hospital mais bem equipado da América do Sul. A necessidade de grande investimento na região era importante por causa da quantidade de trabalhadores nas plantações e da distância até a cidade mais próxima (Santarém). O risco de adoecer era maior para quem vivia na floresta que tinha que conviver com muitos insetos e animais peçonhentos comuns na Amazônia.
Arquivo Pessoal
Ao lado do hospital havia o necrotério e ambos eram localizados na Vila Americana, seguindo o mesmo estilo das casas. Os médicos eram de diversos países, como França, Holanda e, também, brasileiros que atendiam pacientes de vários lugares do país, desde procedimentos simples ao mais complicados e sofisticados.
Antigo Necrotério - Arquivo Pessoal
Infelizmente, esse patrimônio histórico foi derrotado pelo fogo. Em 2005, os belterrenses se impressionaram com o hospital em chamas e que, até hoje, não se sabe como o incêndio começou. As pessoas presentes no momento choravam e lamentavam a perda irreparável que fez parte da vida de muitos belterrenses. No local ficaram as cinzas e ferros retorcidos dos móveis que ainda estavam dentro.
By Adriana Sousa
Atualmente funciona a Secretaria de Saúde que, talvez, tenha sido construída para fazer referência ao grande empreendimento no setor de saúde pública que existiu no local.
Construção feita na parte dos fundos - Arquivo Pessoal
Marcadores:
Amazônia,
Belterra,
Companhia Ford,
História,
Saúde
Logomarca do Blog
No início das publicações foi criada uma logomarca inspirada na história de Belterra, simbolizada pela letra "B" com detalhes que lembram uma seringueira. Entretanto, o blog não será voltado somente para a época da borracha e dos acontecimentos ocorridos antes de Belterra virar cidade, e sim retratar os momentos marcantes de antigamente e as notícias atuais. Por esse motivo, houve a necessidade de modificá-la para um estilo mais atual e que fosse relacionada ao blog.
A nova logomarca é representada pela letra "C" ao redor da letra "B", simbolizando o nome "Conhecendo Belterra", nas cores verde e branca que são características dos imóveis em estilo americano.
Marcadores:
Amazônia,
Belterra,
Blog de Belterra
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Visita do Príncipe Charles
Durante sua passagem pela América do Sul, um dos locais do Brasil escolhidos para visitar foi a Flona do Tapajós, na comunidade do Maguari, localizada na Cidade de Belterra.
O Príncipe de Gales (título dado ao herdeiro aparente do Trono do Reino Unido) chegou de barco junto com sua comitiva no dia 12 de março de 2009. Sua visita teve finalidade de debater com a comunidade local o problema das mudanças climáticas globais e a importância das florestas tropicais, e contou com o apoio do Projeto Saúde e Alegria (ONG) que há muito tempo promove atividades sociais na região.
Rede Mocoronga
Foram apresentados ao ilustre visitante os costumes e cultura local que arriscou a dançar carimbó (dança típica paraense) na areia da praia com as jovens da comunidade.
David Alves - Agência Pará
Tamará Saré - Agência Pará foto
Marcadores:
Amazônia,
Belterra-Pará,
Famosos,
Turismo
Comunicado aos Leitores
O Blog "Conhecendo Belterra" está virando referência de leitura em diversos lugares do Brasil e do mundo. As postagens históricas são produzidas com base nas publicações de escritores nacionais e internacionais.
A História de Belterra possui muitos fatos marcantes, tanto para a região quanto para o país, e sua tragetória de desenvolvimento é difícil de ser publicada em ordem cronológica. Em virtude disso, e de solicitações de notícias atuais, as informações históricas passarão a ser postadas paralelamente aos acontecimentos sociais da cidade.
Divulgar o ontem e o hoje de nossa Princesa da Serra é o principal objetivo do blog, e a interação com belterrenses e simpatizantes é a consequência desse projeto.
Agradeço a compreensão de todos.
Boa Leitura!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Visita de Getúlio Vargas
Revista Life - 1940
Em 1940, o Presidente do Brasil Getúlio Vargas visitou Belterra com o propósito de conhecer o projeto das plantações do norte-americano Henry Ford em "terras brasileiras".
Revista Life - 1940
Na chegada ao porto da praia de Pindobal foi recepcionado por alunos das escolas do local e da sede administrativa, juntamente com os moradores e trabalhadores da vila.
Foto Ercio Bemerguy
Houve carreata e a inauguração de uma praça em sua homenagem que era localizada na vila americana.
Informações extraídas da internet contam que o Presidente pernoitou em Belterra na conhecida "Casa 1", construída para receber o magnata dono do empreendimento da borracha. Entretanto, sua estadia aconteceu na "Casa 2", informação correta repassada pela professora Laura Chagas, filha do Dr. Francisco Antonio das Chagas que foi o primeiro administrador de Belterra, após as plantações serem assumidas pelo governo brasileiro. A família Chagas reside atualmente na mesma casa.
Marcadores:
Amazônia,
Belterra-Pará,
Henry Ford,
História,
Turismo
Assinar:
Postagens (Atom)
Visitantes pelo mundo












































