Páginas

domingo, 24 de abril de 2011

Belterra completará 77 anos de fundação


 Casa da Vila Mensalista
 
Há 77 anos nascia uma vila americana no meio da floresta amazônica, com casas construídas em palha e em madeira de lei. A “bela terra”, escolhida pelos norte-americanos da Companhia Ford Industrial do Brasil, gerou emprego e renda para trabalhadores de diversos lugares do Brasil e de países vizinhos. Belterra foi fundada no dia 04 de Maio de 1934 pelo magnata Henry Ford, proprietário da empresa automobilística Ford Motor Company.

 Seringueira


O Projeto Ford iniciou em Fordlândia, primeira cidade americana construída as margens do rio Tapajós. Entretanto, não houve como continuar o empreendimento por causa de diversos fatores prejudiciais as plantações de seringueira. Por esse motivo procuraram outro lugar para dar início a um novo plantio da hevea brasiliensis. Assim nascia Belterra que pertenceu a Companhia Ford até o ano de 1945 quando foi renegociada com o governo brasileiro. Nesses onze anos foram construídas casas, escolas, igrejas, hospital, clube social, caixas d’água, praças, campo de futebol e de golfe, entre outros imóveis. Durante anos a vila se destacou por possuir estrutura superior a das outras cidades do Brasil, principalmente por ser no meio da selva, e por produzir látex no auge do comércio da borracha. Somente no ano de 1995, a vila foi emancipada e em 1997 passou a ter seu primeiro prefeito eleito pelo povo.

Trilha da Preciosa - Bairro Santa Luzia


Atualmente, Belterra foi integrada ao PAC das Cidades Históricas do Brasil. Sua história, seus imóveis antigos, artesanato local, praias e trilhas ecológicas são os principais atrativos turísticos. O progresso trouxe a realidade vivida nos grandes centros urbanos, mas a “Princesa da Serra” não perde sua característica de lugar pacato e com povo hospitaleiro.

A tradicional figura do pescador / Foto Mizael Santos

A cidade também se destaca por possuir comunidades com diferentes realidades: zona urbana, rural e ribeirinha. Para muitos a localidade se resume no centro urbano, mas Belterra possui uma grande área e dentro dela existe a Floresta Nacional do Tapajós. As culturas tradicionais, como a produção de farinha, tucupi, tarubá e derivados da mandioca assim como o artesanato criado com matéria-prima extraída da floresta, enriquecem a história e a cultura do povo belterrense.

 Artesanato Maguari / Foto Tamará Saré


A cidade de Belterra tem um grande potencial turístico que aos poucos está crescendo e mantendo o que conquistou durante os anos. Os eventos culturais e competições esportivas são constantes e atraem público de outros lugares. No mês de maio a atenção é voltada para a comemoração do aniversário de fundação e sua tradicional Gincana Cultural, que neste ano será realizada no mês de julho. A programação do aniversário de Belterra será entre os dias 03 e 07 de maio com a Feira da Produção Familiar, final da Copa de inverno, inaugurações em várias comunidades e atrações culturais e musicais, com grupos e com cantores da região.


Gincana Cultural / Foto Mizael Santos

Praça da Estrada 8

 Frutas Típicas

 *Matéria do Jornal A Corrente veiculada na edição do dia 23 de Abril de 2011.

Um comentário:

Anônimo disse...

otima ideia em fazer essa divulgação dessa cidade tão bela ..

Postar um comentário

Olá! Seu comentário é importante pra nós. O que deseja acrescentar sobre o assunto?